Africa Innovation Summit - Nota Informativa

Realizou-se hoje numa das salas de Conferencias do MIREX, na Praia, e Presidido pela MIREX                                          

tes

 

Press News

 

Briefing Informativo para a Comunicação Social 

O AIS É APRESENTADO AO CORPO DIPLOMATICO ACREDITADO EM CABO VERDE 

03 Dezembro 2013 

10H00 – Sala de Conferencias do MIREX 

ORGANIZADO PELO IHABA, EM PARCERIA COM O MIREX 

Realizou-se hoje numa das salas de Conferencias do MIREX, na Praia, e Presidido pela Sua Excelência o Senhor Secretario de Estado de Ralações Exteriores, Dr José Luís Rocha, acompanhado pelo Engº José Brito, a apresentação ao Corpo Diplomático e Organismos Internacionais sediados em Cabo Verde, bem como aos Diplomatas e funcionários do MIREX o programa da Cimeira sobre Inovação em Africa a ter lugar na Cidade da Praia de 04-06 de Fevereiro de 2014. 

Depois dos agradecimentos protocolares, O Senhor Secretario de Estado reiterou o engajamento do Governo de Cabo Verde a esta iniciativa público-privada para promoção da inovação em África como principal instrumento da competitividade das economias africanas. “O sucesso desta iniciativa depende do envolvimento de todos os atores” disse o Secretario de Estado. 

Depois de concluir a sua intervenção apelando aos ilustres Embaixadores e Representantes dos Organismos Internacionais presentes na sala para o envolvimentos dos seus Países no apoio direto a esta iniciativa, passou a palavra ao Engº Jose Brito, um dos fundadores da IHABA que começou por agradecer a presença dos presentes e procedeu com a apresentação dos objetivos e do programa da Cimeira, dizendo que objetivos da Cimeira são 

1. Inventariar e analisar exemplos africanos na área de inovação; 

2. Proporcionar aos atores e inovadores africanos uma oportunidade de intercâmbio, partilha e aprendizagem reciproca das experiencias de uns e de outros. 

3. Identificar os constrangimentos que impedem ou obstaculizem o crescimento e a multiplicação de polos emergentes e inovadores em Africa e procurar soluções inovadoras, portadoras de rendimentos e sustentabilidade das economias. 

E para Cabo Verde o que representa o AIS? o Engº Jose Brito disse: 

“Trata-se de uma iniciativa ousada que representa a audácia e vontade firme de trazer algo novo, desafiante e promissor para Cabo Verde. DESCOBRIR, ACREDITAR e OUSAR.” 

Uma proposta a todos os “stakeholders” para impulsionar a modernização da vida económica empresarial. É também uma oportunidade de colocar Cabo Verde no centro do processo de inovação em África 

O Engº José Brito lançou um desafio à participação de todos, reiterando a importância deste tipo de evento. Disse ainda que subsistem desafios significativos, pois muito ainda não acreditam que os Africanos possam ser inovadores ou ter capacidade para transformar as suas economias e sociedades. 

Afirmou ainda que a boa novidade é que a nova geração dos africanos está consciente da necessidade da inovação e do empreendedorismo. 

Terminou dizendo que as inovações geram vantagens competitivas – “Inovar torna-se essencial para garantir a competitividade e sustentabilidade das economias das empresas e dos países africanos.”  

 

...................................Fim................................ 

Nota aos editores:

Por favor visitem www.africainnovationsummit.com para mais informações inscrições.

Para entrevistas com a imprensa, por favor contacte emacauley@africainnovationsummit.com ou ligue (238)

5908101.